ATENÇÃO À LAGARTA DO PINHEIRO – O INIMIGO DOS ANIMAIS CURIOSOS

A lagarta do pinheiro é um inseto que ataca esta árvore enfraquecendo-a e provocando-lhe mesmo a morte.
Tem igualmente um efeito nocivo não só nos humanos, causando-lhes irritações na pele, nos olhos e no aparelho respiratório, mas também nos ANIMAIS, quando movidos pela curiosidade aproximam o focinho ou abocanham as lagartas.
Dado existir uma grande falta de informação sobre esta matéria, a maior parte das pessoas, em determinadas alturas do ano e exatamente nas estações mais agradáveis, passeiam os seus cães em pinhais, nunca supondo que correm um enorme perigo.
Desde meados de Fevereiro até fins de Maio as lagartas descem das copas dos pinheiros até ao solo, em procissão (daí o nome comum de processionária).
Nesta altura, a processionária tem o corpo dividido em pequenos segmentos, cada um dos quais com milhares de pelos urticantes de coloração alaranjada que se vão libertando à medida que a larva se move. São estes pelos que, quando em contacto com a pele, mucosas e olhos provocam a reação alérgica tão indesejada.


Não é preciso que haja contacto direto entre o animal e a lagarta. O simples facto de farejar pode causar danos ao animal.
Frequentemente o cão, e algumas vezes o gato, saem de casa para o seu passeio sem que os seus donos se apercebam dos caminhos por onde andam ou o que cheiram, abocanham ou comem. Quando regressam, despertam a atenção pelo seu focinho inchado, língua grossa e por vezes azulada, babar intenso, comichão, vomito e dor intensa quando o dono tenta à força abrir-lhes a boca na ideia de encontrar um corpo estranho (pau, lasca de madeira, etc.).
O animal com estes sintomas deve ser levado de imediato ao veterinário, pois uma demora de algumas horas pode causar-lhe danos irreversíveis que se repercutem no apodrecimento do tecido que constitui a língua, obrigando ao corte das zonas infetadas.


Em casos mais graves não é invulgar o corte total da língua.

Comentários

Mensagens 5 Patas

ANA, PARA ADOÇÃO